domingo, 13 de abril de 2008

Por que um caleidoscópio?

Demorou, mas nasceu. Precisou-se de um dia chuvoso para que pudéssemos colocar a nossa idéia em prática. Tudo começou na volta de uma festa qualquer agora em março, digo, nada qualquer!! Uma festa com acontecimentos bizarros, que freqüentemente acontecem quando estamos juntas. E foi durante os pós comentários sobre os fatos malucos que rolaram durante a noite que surgiu a idéia: “vamos fazer um blog! Temos que registrar já! Isso não pode ser COMUM!” E praticamente um mês depois, aqui estamos.
Até ontem não tínhamos conteúdo e apenas um nome provisório, mas a divulgação não faltou. Hoje então elegemos um nome e um ‘norte’ : olhares diferentes sobre uma mesma coisa = Caleidoscópio.

Caleidoscópio é, na verdade, um objeto precioso. Nascido na Inglaterra no século passado, seu inventor, David Brewster (um cara super culto que conhecia muito bem o grego antigo) uniu algumas palavras da língua para expressar o seu significado: kalos (belo), eidos (imagem) e scopéo (vejo)= "vejo belas imagens". Trata-se de um Brinquedo para crianças e adultos, instrumento de ótica, fonte de inspiração para desenhistas, decoradores, djs de psytrance, publicitários e tatuadores (por que não?).

Nunca mais encontrei estes objetos para vender. Lembro que era comum encontrar caleidoscópios no Brique da Redenção. Lá tinham uns bem legais, feitos artesanalmente. Eu ganhei um quando era pequena de uma tia publicitária (nostalgia pura), hoje consigo entender melhor o que eu já via através daquela lente mágica.

Por sinal, pretendo adquirir em breve um caleidoscópio. Oferta, eu compro. by Laura Varante


http://br.youtube.com/watch?v=Lvr-acGTl18
(filmado com uma câmera digital compacta com um caleidoscópio na lente).

Um comentário:

Simone C. L. Miranda disse...

Oi gurias,
Xeretei o blog de vocês por que eu procurava informações sobre onde tinha nascido o caleidoscópio...
Sou bióloga e artista de palntão e trabalho comoficinas de arte, uma das quais ensino a fazer caleidos com material 100% reciclado, ou seja, todo feito de lixo... tenho tb um blog e se vocês quiserem visitar é:
www.recicleydecore.blogspot.com
eu tenho alguns prontos em casa e vendo a 20 reais cada um, posso mandar fotos deles pra vocês!
Gostaria de poder ensiná-las a fazer, mas não sei é viável...
De qualquer forma,
um grande abraço,
Simone Miranda.